“Projeto Guaritá”
Apresentação
Diante do escasso acervo disponível para pesquisa na Cidade de Nova Aliança do Ivaí, no que se refere ao período de colonização e formação da cidade, a Câmara Municipal, através de sua Presidente Rosângela Maria Freire Costa (2017-2018) e demais servidores preocupados com a manutenção do patrimônio histórico e cultural propõem a criação do “Projeto Guaritá”.
A nomenclatura destinada a este projeto refere-se a árvore nativa desta região da espécie Guaritá [1] que deu nome ao povoado instalado na década de 50, antes da criação do Município de Nova Aliança do Ivaí em 1960.
O “Projeto Graritá” será instituído sem finalidades econômicas ou lucrativas e contará com o apoio de toda a comunidade que contribuiu para a construção, desde a sua fundação, até os dias atuais da cidade de Nova Aliança do Ivaí.
São diversos tipos de patrimônio histórico e cultural que uma cidade pode abarcar, e através do “Projeto Graritá” será possível assegurar que as gerações futuras tenham acesso ao patrimônio imaterial, também e não menos importante, para o progresso de uma cidade.
Através de três seguimentos o projeto será desenvolvido e mantido nos arquivos desta Casa de Leis, podendo ser objeto de pesquisa e consulta da população. Terá finalidades educativas e institucionais. Sua máxima será, não apenas o resgate histórico, mas principalmente a conservação da história.
Nova Aliança do Ivaí/PR, 01 de outubro de 2018.
________________________________________________________________________________________________________________
Concurso Cultural "De Guaritá a Nova Aliança do Ivaí" - Resultado dia 26 de novembro de 2018.
Aluna vencedora do Concurso Cultural: Alana Iris - 9.º Ano.
________________________________________________________________________________________________________________
VÍDEO DAS ENTREVISTA COM OS PIONEIROS: https://youtu.be/_CjBhefiKv4?si=SYibBUGqjbbbU1YM
ACESSE AS FOTOS DO MURAL: https://drive.google.com/drive/folders/11fKKN-cRdXbSq6ALy1rFrnv-p9omgx-M?usp=sharing